A língua japonesa é ambígua e não define opiniões ou idéias muito claramente embora isso possa soar um tanto contraditório, o Japão antigo tem palavras muito apreciadas. No Japão acredita-se que palavras têm energia, que é chamada de Kotodama (espírito da palavra).


O Kotodama tem um poder milagroso, que habita as palavras e controla nossa sorte ou azar, dependendo da maneira como são usadas. Isto era firmemente enfatizado no Japão antigo e mesmo hoje, inconscientemente, o povo japonês acredita nisso. Por exemplo, quando alguém diz que alguma coisa pode dar errado, outros dirão, “Não diga uma coisa tão agourenta. O que você fará se isso realmente acontecer?”


Existem palavras que por acordo tácito não devem ser usadas em certas circunstâncias. Por exemplo, eles nunca usam palavras como “quebrar”, “fim” ou “cortar” em cerimônias de casamento. Uma pessoa que é convidada a fazer um discurso de congratulações para um novo casal irá concluir dizendo: “Eu vou amarrar minhas palavras” em vez de “Eu vou encerrar minha palavras”. Claramente ainda se acredita que se provocam situações pelo poder das palavras que se usa.


Os ancestrais usavam propositadamente um Kotodama para mudar situações ambientais ou um acontecimento. Em razão desse tipo de entendimento antigo, os japoneses foram educados a não falar de maneira descuidada. Isto pode ter influenciado a ambigüidade da linguagem japonesa.


O Kotodama habita o Reiki, por exemplo, no Gokai. O Gokai (Os cinco princípios) é vital para os praticantes de Reiki. É fundamental para manter a saúde psicológica e, como resultado, permite desfrutar de saúde física.


O ensinamento do Gokai não é totalmente originado do Usui Sensei. Ele selecionou algumas linhas de vários ensinamentos e as compilou. Dentro das palavras do Gokai, o Kotodama está vivo, porque as palavras foram escolhidas muito cuidadosamente por um grande professor, o próprio Usui Sensei.


Antes de cada Reiju (sintonização), Hayashi Sensei sempre recitava o Gokai com seus alunos. Através das palavras, o local era purificado pelo seu enorme poder e estava tudo pronto para o Reiju.


Isso é feito em todos os seminários de Jikiden Reiki. O som das palavras contém a grande energia do Kotodama e mesmo para alunos não japoneses é solicitado recitar o Gokai na língua original.

Newsletter

Assinar

Recebe nossas Novidades

Copyright © 2008 - 2014- reikimawashi.com -Todos direitos reservados.