Do Japão para o Ocidente


O Reiki tornou-se conhecido no mundo inteiro graças à contribuição de uma senhora chamada Hawayo Takata (199-1980). Ela trouxe o Reiki para o Ocidente e ele se espalhou gradualmente por todo o globo.


A senhora Takata pertencia à segunda geração de nipo-americana nascida no Havaí. Em 1935, exatamente antes da segunda grande guerra, ela foi para o país de sua mãe, Japão, para receber tratamento médico para uma doença que tinha afetado seu coração, estômago, pulmões e vesícula. Seu marido já havia morrido e ela sentiu que o tempo corria depressa. Se piorasse ela queria estar preparada para deixar seus filhos pequenos aos cuidados dos parentes japoneses.

 

Sua condição tornou-se a cada dia pior durante sua estada no Japão e ela não tinha alternativa senão fazer uma séria cirurgia. Entretanto, quase na mesa de operação ela ouviu uma voz dizendo que a cirurgia não era necessária. A voz repetiu a mensagem três vezes causando nela tanto impacto que ela decidiu não ser operada.


Quando ela perguntou ao médico se não haveria outro jeito de salvar sua vida, ele respondeu serenamente que havia, mas que tomaria muito tempo. Ele então a apresentou ao Hayashi Sensei e ao Reiki que salvou sua vida.


Depois de 8 meses de tratamento ela teve uma milagrosa recuperação. Hayashi Sensei conduziu-a ao Centro de Reiki em Shinano-cho, no centro de Tokyo. O Centro era grande o suficiente para acomodar oito camas e 16 praticantes e foi lá que a Sra. Takata se tornou uma paciente.


Tendo uma experiência pessoal com a cura pelo Reiki, era natural que a Sra. Takata quisesse aprender sobre ele. Ela estudou com Hayashi Sensei durante um ano e retornou para sua casa no Havaí em 1938, convidou Hayashi Sensei para viajar até lá e aprendeu todos os níveis de Reiki.


Inicialmente ela não ensinava Reiki. Ela pode ter feito isso de forma privada, mas concentrou-se mais em curar. Este período durou de 1940 a 1970, quando então ela começou a ensinar mais abertamente. Deve ter sido muito difícil para uma japonesa introduzir alguma coisa japonesa como o Reiki no Havaí, justamente depois da segunda grande guerra. Isso explica porque a Sra. Takata esperou tanto tempo.


Ela ensinou por alguns anos até sua morte em 1980, formando 22 professores. O número não era grande, mas estes professores começaram a espalhar através do mundo e, graças a eles, o Reiki hoje é praticado por milhões de pessoas.


Há várias organizações famosas de Reiki hoje. A "Reiki Alliance", que é dirigida pela neta da Sra. Takata, Phyllis Furumoto e a "Radiance Thechnique®" dirigida pela Dra. Barbara Ray. Estas organizações, entre outras, têm tido sucesso na divulgação do Reiki, que começou a ser reintroduzido em sua terra nata, o Japão.

Newsletter

Assinar

Recebe nossas Novidades

Copyright © 2008 - 2014- reikimawashi.com -Todos direitos reservados.