As Técnicas Japonesas são exercícios ensinados por Usui Sensei e eram considerados por ele como fundamentais para a prática do Reiki. No livro "O Manual de Reiki do Dr. Usui" constam algumas dessas técnicas. A descrição e processo de uso das técnicas foram tirados do livro "El Espiritu de Reiki", Edições Uriel, e colocados aqui, em razão da dificuldade de se encontrar à venda o livro citado.   Como acontece com a meditação, os resultados do uso das técnicas japonesas não necessariamente se manifestam imediatamente. Por outro lado, é possível que tenham um resultado imediato, que pode, porém, perder-se com o tempo. Isto poderia estar indicando que se desgastam. Contudo, é certo que em princípio não estamos acostumados ao aumento da quantidade de energia que flui por nosso organismo e que, depois de um tempo, já não sentimos de maneira tão intensa. Se isso acontecer, deve-se seguir praticando a técnica por pelo menos durante três meses. Se não há tempo suficiente para praticar todas elas, escolha uma, duas ou três que toquem seu coração. Concentre-se com toda sua energia nas técnicas e você terá seus esforços recompensados.   Se antes de entrar nessa web site você não aprendeu nenhuma dessas técnicas, é aconselhável que busque alguém que as ensine na prática. A teoria escrita não é o melhor professor, mas sim, uma pessoa de carne e osso com quem se possa estabelecer um contato pessoal. Lembre-se que as técnicas são apenas meios auxiliares, ou seja, definitivamente não se trata só delas. Elas são instrumentos e não podem ser confundidas com o essencial.

*Abaixo, Clique uma vez para abrir e uma vez para fechar cada técnica...

Gedoku-Ho - Técnica da desintoxicação

A palavra japonesa doku significa "veneno" ou toxina e a palavra ge significa "reduzir". Esta técnica é usada para liberar de toxinas você mesmo ou um paciente.

 

Coloque sua mão sobre o tanden e a outra sobre a parte inferior das costas e deixe-as descansar aí durante 13 minutos. Imagine que as toxinas estão abandonando o corpo do paciente, É recomendável que o paciente, por sua vez, também imagine isso.

 

Como sugestão, você pode imaginar que as toxinas estão abandonando o paciente através dos pés e desaparecendo no chão. Não pense que a terra poderia se contaminar com essas toxinas, porque ela pode converter, sem problema, essa energia em elementos geradores de vida.

 

Esta técnica pode anular os efeitos colaterais de medicamentos.

 http://www.reikimawashi.org/img/icone_PDF.jpg 

 

 

Tanden Chiryo - Tratamento do Tanden

A palavra japonesa tanden refere-se a um ponto localizado de dois a três dedos abaixo do umbigo.

Alguns afirmam que o tanden é o mesmo que o segundo chakra, outros acreditam que se trata de um ponto em si mesmo semelhante a um chakra.

Para localizar precisamente esse ponto, refira-se à descrição da técnica Joshin Kokyuu-Ho.

Quando encontrar o ponto correto, coloque uma das mãos sobre o tanden e outra sobre a coluna na altura correspondente ao tanden.

Mantenha as mãos aí, até que se desprendam pop si mesmas do corpo.

Esta é uma técnica energética geral tanto para auto tratamento como para o tratamento de outras pessoas. Além disso, pode potencializar a força de vontade própria ou a do paciente. 

  

Hanshin Koketsu-Ho - Técnica de troca de sangue

A palavra japonesa hanshin pode ser traduzida como "metade do corpo" e a palavra koketsu como "troca ou mistura de sangue".

 

Esta técnica tem por objetivo trazer o paciente novamente à terra depois de um tratamento.

 

Os procedimentos são os seguintes:

 

Peça ao paciente que vire de costas e dobre levemente os joelhos. Dê estabilidade ao paciente colocando sua mão esquerda sobre seu ombro esquerdo. Passe a mão suavemente de dez a quinze vezes em cruz sobre a coluna vertebral em movimentos descendentes. Comece com a sétima vértebra cervical e desça até o extremo esquerdo das cadeiras.

 

Prenda a respiração enquanto faz esses movimentos, Depois de dez a quinze vezes coloque o indicador sobre o lado esquerdo da coluna e o dedo médio sobre o lado direito. Passe a mão em movimento descendente e reto até as nádegas. Quando alcançar o ponto abaixo da quinta vértebra lombar, pressione levemente com ambos os dedos durante um ou dois segundos.

  

 

Hanshin Chiryo - Tratamento da metade do corpo

A palavra japonesa han significa "metade" e a palavra shin significa "corpo".

 

Friccione ambos os lados da coluna vertebral desde as nádegas subindo até a medula oblongata.

 

Esta técnica ajuda a relaxar o paciente e tem importantes efeitos tranquilizantes. No manual do Usui Sensei esta técnica é prescrita tanto para disfunções nervosas como para disfunções do metabolismo e do sangue.

  

 

Byogen Chiryo - Tratamento da causa de uma doença

A palavra japonesa byo significa "doença" e a palavra gen significa "origem ou raiz".

 

O tratamento prescrito pelo Usui Sensei é idêntico à técnica Genetsu-Ho e ao tratamento da cabeça.

 

O tratamento da cabeça, do abdome e dos intestinos cobre as zonas mais importantes, Dessa maneira é possível obter um quadro preciso do estado físico do paciente.

 

Todos sabemos que o que chamamos doença, frequentemente se refere somente aos sintomas. O tratamento de um sintoma, muitas vezes " ainda que nem sempre " dá resultados apenas superficiais ou passageiros. Quando alguém se queixa de uma dor de cabeça, o verdadeiro problema pode estar na coluna ou ser a consequência de uma desidratação. Se trabalharmos com a técnica Reiji-Ho podemos chegar a descobrir a causa da enfermidade. Por isso devemos obedecer nossa intuição e não nos deixar levar apenas pela descrição dos sintomas pelo paciente.

 

As posições para tratamento são as mesmas que as da técnica Genetsu-Ho.

  

Genetsu-Ho - Técnica para reduzir a febre

A palavra japonesa netsu significa "febre" e a palavra ge significa "reduzir".

 

Esse tratamento foi desenvolvido pelo Dr.Usui para tratar todo tipo de enfermidade da cabeça. Ele trata a causa da enfermidade e reduz a febre.

 

Recomenda-se manter as mãos durante aproximadamente 30 minutos sobre a cabeça.

 

Em geral trata-se o abdome e os intestinos por dez minutos e deixa-se que a intuição decida em cada caso sobre que tratamento seguir

 

Esta técnica pode ser realizada com o paciente sentado ou deitado e segue os seguintes passos: (1) a testa, (2) as têmporas, (3) o ocipital, (4) a nuca, (5) a coroa e (7) os lugares onde se localizam o estômago e os órgãos internos.

  

Jacki-Kiri Joka-Ho - Transformação de energia negativa

A palavra japonesa jaki significa "energia negativa", "contaminação" e a palavra kiri (do verbo kuru) significa cortar. Joka significa "purificação" e Ho significa "técnica".

 

Esta técnica ensina a cortar a energia negativa de qualquer objeto, mas ela tem a seguinte limitação: não a aplique jamais a nenhum ser vivo. Para os seres vivos dispomos de outras técnicas de limpeza, tais como kenyoku, joshin kokyu-ho e hanshin koketsu-ho.

 

Sabemos que um objeto pode absorver energia do exterior e guardar a memória de seus donos anteriores. Alguns deles, como os cristais, a pedras preciosas e os metais, absorvem energia mais facilmente que outros.

 

Muitos de nós já podemos ter sentido uma sensação de "Oh, o que é isso"" quando compramos algo em um antiquário ou quando herdamos algo de um parente distante ou não tão distante. Talvez sintamos a energia da outra pessoa que usou este objeto anteriormente ou a energia do lugar onde ele estava guardado.

 

Se a pessoa tiver sido um santo, ou o lugar um lugar sagrado, esse objeto talvez tenha se convertido num objeto de culto. Porém se a energia vinculada a ele é sentida como algo "mal" ou desagradável, pode-se usar a técnica aqui descrita.

 

A palavra "mal" está entre aspas, porque a energia nunca é um mal, mas pode ser inadequada ou não sutil.

 

Segure o objeto com a mão não dominante para realizar a purificação. Corte o ar três vezes com a mão dominante aproximadamente a dez centímetros acima do objeto no sentido horizontal. Na terceira vez pare abruptamente a mão sobre o objeto. Permaneça centrado no seu tanden e prenda a respiração. Depois de purificar o objeto, aplique Reiki durante alguns minutos.

 

Se o objeto não cabe em sua mão, coloque-o no chão diante de você. Se for demasiadamente grande para trabalhar diretamente com ele, como, por exemplo, uma casa, empregue essa técnica através da cura à distância.

  

Heso Chiryo - Técnica de cura do umbigo

A palavra japonesa heso significa "umbigo" e a palavra chiryo significa "tratamento".

 

Coloque seu dedo médio no umbigo e pressione suavemente até sentir um leve pulso. Não busque o pulso da artéria do abdome, mas o pulso energético, que poderá ser sentido exercendo uma leve pressão no umbigo. Quando o encontrar, siga com o seguinte procedimento:

 

Deixe fluir a energia do Reiki do seu dedo médio para o umbigo, até que sinta que o pulso e a energia estão em harmonia. Faça isso de cinco a dez minutos.

 

Essa técnica pode ser usada com pacientes, mas é preciso verificar se ele não sente nenhum inconveniente se seu umbigo for tocado.

 

Essa técnica também funciona para redução de estados febris.

 

É uma técnica para auto tratamento e tratamento de outras pessoas.

  

Reiki Undo - Movimento de Reiki

A palavra japonesa undo significa "movimento" e se refere a deixar o corpo mover-se sem impedimentos. Parece que a senhora Koyama introduziu este exercício na Gakkai. Por outro lado ele é usado em diferentes culturas e tradições. Na China é parte do treinamento de Qi Gong. Na Indonésia é parte do exercício Subud e na Índia ele se denominaLatihan.

 

 

As indicações para esse exercício são muito simples.

 

Arranje um lugar onde possa rodar sobre o solo sem problemas por 20 a 30 minutos.

 

Comece com a Gassho e repita para você mesmo: "Comece, exercício de Reiki". Aspire profundamente e solte-se totalmente ao espirar. Se praticar com outra pessoa, toque seus ombros por trás, permitindo a seu corpo mover-se livremente.

 

Aspire profundamente e solte o ar o máximo possível quando expirar. Após algumas vezes seu corpo provavelmente começará a se mover. Se o movimento não acontecer, seja paciente e não se obrigue a nada. Pratique todos os dias por pelo menos três meses.

 

Talvez no início seja difícil soltar-se totalmente e permitir que seu corpo se mova com liberdade. Talvez pense que é um adulto e não deve comportar-se como uma criança. Esqueça essa ideia por uns 20 minutos e brinde-se com a inteira liberdade de comportar-se novamente como uma criança.

 

Possivelmente se envergonhe, mas nada o está olhando. Não pense em nada especial. Simplesmente dê-se um tempo livre de seu adulto. Se de sua boca sair algum som, não o retenha. Se aparecem pensamentos e sentimentos, reconheça-os e sinta-os. Não retenha nada.

 

Provavelmente queira bocejar ou arrotar, ou seus olhos lacrimejem. Não retenha nada disso- permita que seu corpo se depure. Ele sabe o que tem que fazer e como fazer. Normalmente temos o mau costume de limitar nossa própria cura. Certamente algumas limitações são adequadas para o cotidiano, mas deixe-se levar por este momento.

  

Gyoshi-Ho - Cura com os olhos

A palavra gyoshi significa "olhar firmemente".

 

Usui Sensei afirma em seu manual que todas as partes do corpo irradiam energia, principalmente as mãos, os olhos e a respiração do iniciado. Estamos acostumados a desperdiçar energia através dos olhos, mas essa técnica nos ensina a usá-la efetivamente.

 

Para curar, devemos primeiro relaxar nossos olhos e dirigi-los ao vazio. Olhar alguém fixamente é agressivo e um olhar agressivo não pode curar, já que invade o outro.

 

Talvez seja útil exercitar primeiro essa técnica, por exemplo, com uma flor.

 

 

-Segure a flor ou coloque-a sobre uma mesa na altura dos seus olhos e a uma distância de 30 a 50 centímetros.

 

Relaxe seus olhos e observe a flor como se visse através dela ou como se visse um ponto atrás dela. Depois de um tempo notará que seu campo visual tornou-se periférico. Agora você pode ver quase num ângulo de 360 graus.

 

- Olhe para a flor e deixe que a imagem dela faça efeito sobre você, em vez de dirigir sua atenção a ela. Alguns segundos depois notará talvez uma forma sutil de respiração através dos olhos, vinculada à inspiração e à expiração. Pratique isto todos os dias durante dez minutos, até estar em condições de aplicar essa técnica em alguém.

 

As indicações para curar com os olhos:

 

Por alguns minutos enfoque a parte do corpo que quer tratar. Enquanto olha para a outra pessoa, deixe entrar em seus olhos a imagem dela em vez de olhá-la de forma agressiva. Enquanto a energia dela entra em seus olhos, preste atenção à maneira que entre ela e você se constrói um círculo de energia. Talvez queira projetar também os símbolos de Reiki sobre a parte do corpo que deseja tratar.

 

Quem aprecia esta técnica e tem vontade de seguir experimentando, pode experimentar uma técnica hindu de meditação que se chama Tratak.

 

- Sente-se de maneira cômoda e dirija seu olhar de 45 a 60 minutos à chama de uma vela. Depois de alguns minutos seus olhos começarão a lacrimejar, Continue olhando a chama. Com um pouco de exercício poderá fazer isso durante uma hora. Sua consciência se tornará tão aguda e concentrada com o um raio laser.

 

Está técnica pode ser usada também com uma foto ou com a imagem de um ser iluminado. Pode fazê-la com uma pessoa que esteja sentada diante de você, com sua própria imagem em um espelho ou em um local totalmente escuro. Se houver desconforto, pratique sem uma vela em um lugar escuro.

 pdf 

Koki-Ho - Cura com a respiração

Aspiramos uma mistura de gases e energia e essa energia se libera quando expiramos. Usui Sensei dizia que quem sentia calor dando um tratamento de Reiki estaria em condições de utilizar tanto a respiração quanto os olhos para passar Reiki.

 

O Sr. Ogawa ensinava essa técnica da seguinte maneira:

 

. Inspire e leve o ar para baixo até seu tanden. Mantenha-o aí por alguns segundos e desenhe com sua língua o símbolo de poder sobre o seu palato.

 

. Agora expire e sopre o símbolo sobre a parte do corpo a ser tratada. Pode-se trabalhar assim o corpo físico, a aura e as fotos, no tratamento à distância. Ao expirar, imagine o símbolo de poder saindo.

 

Talvez você queira experimentar a contração do Hui Yin enquanto trabalha com a respiração.

 

O músculo anal Hui Yin, situado entre os órgãos sexuais e o anus, é considerado na China uma das portas energéticas mais importantes. Uma vez que a energia pode sair facilmente do corpo por esse ponto, na tradição taoísta esse músculo deve ser contraído. O objetivo desta contração é reter a energia vital no corpo e fazê-la subir pela coluna vertebral até os centros energéticos superiores. Esse exercício previne problemas de próstata.

  

Seiheki Chiryo -Técnica para curar hábitos e costumes

A palavra seiheki significa "hábito" e chiryo significa "tratamento".

 

Esta técnica é usada para tratamento de hábitos, especialmente aqueles que podemos chamar de vícios. Com esta finalidade, muitas pessoas aprenderam uma técnica que no ocidente é conhecida como "reprogramação". Trata-se de uma versão mais ambiciosa da técnica original. A técnica de reprogramação implica no uso de símbolos de Reiki, o que não é o caso da técnica original.

 

Se quiser trabalhar para você mesmo, faça uma afirmação. Se trabalhar com um paciente ajude-o a pensar numa afirmação. As afirmações devem ser breves, precisas e positivas. Devem estar no tempo presente e com as palavras da pessoa que realmente a usará. Uma afirmação não deve ser limitante em nenhum sentido.

 

Para descobrir o que realmente as pessoas querem de suas vidas, há que se ter tempo. Nossos desejos muitas vezes têm um significado mais profundo que, muito frequentemente está oculto à primeira vista.

 

Coloque sua mão não dominante sobre a testa do paciente (ou sobre sua própria testa se estiver fazendo um auto tratamento) e a mão dominante sobre o occipital. Deixe suas mãos descansarem aí por dois ou três minutos, enquanto repete mentalmente e de forma intensa a afirmação.

 

Tire sua mão não dominante da testa sem continuar pensando na afirmação e deixe sua mão dominante continuar sobre o occipital.

 

O Usui Sensei também usava para esta técnica os cinco princípios do Reiki e os poemas do Imperador Meiji. Em vez de usar afirmações, ele repetia os cinco princípios enquanto tocava a testa e o occipital do paciente.

  

Enkaku Chiryo (Shashin Chiryo) - Técnicas de cura à distância

Usui Sensei era muito afeito à cura à distância. Usava-a inclusive quando o paciente ficava numa sala ao lado.

 

A palavra enkaku significa "enviar" e a palavra chiryo significa "tratamento".

 

Esta técnica também é conhecida no Japão com o nome de Shashin Chyrio ou "tratamento fotográfico".

 

Provavelmente haja tantos métodos de cura à distância quantos sejam os praticantes de Reiki. Todos eles devem ajudar-nos a concentrarmo-nos espiritualmente

 

- Se for possível, use uma foto do paciente. Escreva seu nome e sua data de nascimento no verso. Se lhe foi pedido tratamento para uma pessoa que não conhece pessoalmente, junte informações adicionais e anote também no verso da foto. Isso ajudará a dirigir a energia. Por meio de uma foto será mais fácil tratar partes do corpo que normalmente não são tão acessíveis.

 

Se não tiver nenhuma foto da pessoa, desenhe sobre um dos seus dedos ou sobre a patela uma imagem que a simbolize e use-a. Não interessa qual dedo ou qual patela escolheu para isto.

 

Alguns praticantes do ocidente são de opinião que não se deve tocar o próprio corpo quando se pratica Reiki à distância, porque existiria a possibilidade de enviar suas próprias doenças à outra pessoa. Isso não procede, porque quando se envia ajuda a alguém com seu próprio corpo se está servindo dele para canalizar seu espírito.

 

Não é aconselhável enviar energia para alguém que não a tenha pedido. O Reiki não causa dano a nada, porém é importante respeitar a privacidade de outras pessoas e não intervir em sua liberdade pessoal, mesmo que isto fosse para o bem delas.


 
 

Schu chu-Reiki - Exercício grupal concentrado de Reiki

O termo shu chu significa "concentrado" e esta técnica pode ser praticada em grupo em um encontro de Reiki.

 

Cada participante passa energia a outro, pedindo pela saúde daquela pessoa.

 

Os praticantes de nível I colocam suas mãos diretamente sobre o paciente e os de nível II podem utilizar os símbolos e dar um tratamento à distância.

 

Para alguns pacientes este exercício pode ser uma experiência de grande intensidade; por isso não é aconselhável tratar pacientes emocionalmente instáveis.

 

Se o grupo é muito grande, realiza-se o exercício um ou dois minutos de cada vez.

 

Em grupos grandes talvez não seja possível que todos toquem a pessoa a ser tratada. Nesse caso fazem-se várias rodas ao redor da maca. A primeira roda toca o paciente diretamente e a segunda e terceira rodas tocam os ombros dos terapeutas da primeira e segunda rodas. Dessa forma a energia flui e corre através de todos os participantes e alcança também o paciente.

  

Reiki Mawashi - Exercício grupal de corrente de Reiki

 A palavra japonesa mawashi significa "corrente". Nesse exercício se conduz a corrente de Reiki através de um grupo de praticantes de forma similar à que se faz nos encontros.

 

Senta-se em um círculo e sustentam-se as mãos alguns centímetros por cima ou por baixo das mãos das pessoas que estão ao nosso lado. As mãos esquerdas ficam viradas para cima e as mãos direitas viradas para baixo. O professor põe o fluxo de energia em movimento, enviando-a para a pessoa que está à sua esquerda. A pessoa recebe a energia com a mão direita, deixa-a fluir por seu corpo e a transmite à pessoa seguinte através de sua mão esquerda. Este exercício deve ser praticado durante dez minutos.

 

Não sabemos se é importante a direção em que a energia é enviada. Há muitas teorias a respeito do magnetismo terrestre. Alguns acham que ao norte do Equador esse exercício deve realizar-se para a direita e ao sul desta linha, para a esquerda. Experimente ambas as direções e descubra por si mesmo o que produz uma melhor sensação.

 

Provavelmente ambas as direções funcionam em qualquer lugar do planeta e talvez além dele mesmo.
 

  

Byosen - A técnica de escaneamento

As escolas japonesas e ocidentais de Reiki diferem num ponto. Na ocidental aprendemos que o Reiki é inteligente e capaz de encontrar o caminho até as partes do corpo que necessitam tratamento. Na japonesa, o corpo é passivo ao Reiki e dá pistas para que se saiba onde e como tocá-lo. O meio como isso acontece é chamado pelos praticantes do Reiki Japonês de Byosen.

 

A palavra japonesa "BYO" significa doente, enfermo, e a palavra "SEN" significa linha ou glândula. Na Gakkai, a habilidade em detectar o Byosen era pré-requisito para o estudante avançar para o segundo nível. Na escola de Hayashi essa habilidade era absolutamente necessária para que um corpo pudesse curar a si mesmo

As sensações possíveis do Byosen são:

. Calor ligeiramente mais intenso que a temperatura normal do corpo " (Ononetsu)

. Calor forte, muito mais intenso que a temperatura normal do corpo " (Atsui onetsu).

. Formigamento, latejamento " (Piripiri).

. Pulsação, vibração " (Hibiki).

. Dor, que pode subir pelo braço até o ombro " (Itami) Pode significar doença grave.

Coloque as mãos na posição GASSHO em frente ao coração e ore para que a energia flua através de você e chegue à parte do corpo que deve ser tratada. Se suas mãos se sentirem atraídas imediatamente a uma determinada parte do corpo, obedeça. Se isso não acontece, coloque a mão dominante sobre o chakra da coroa do paciente e sintonize-se com ele. Se isso também não funciona, escaneie a parte frontal e dorsal do corpo com lentos movimentos descendentes. Você poderá sentir em suas mãos um formigamento, uma sensação de calor, magnetismo ou pressão, ou saber simplesmente que encontrou o lugar correto. Pode ser que "veja" ou "escute" a parte correta do corpo. Não se preocupe se isto soa como loucura. Seja apenas o mais consciente possível

Quando tocar a parte do corpo que parece a correta, poderá experimentar uma sensação desagradável em uma ou ambas as mãos. Esta sensação pode subir pelo braço e às vezes ao ombro. Não tire as mãos. Apenas tolere a sensação e espere que ela desça pelo seu braço e saia pelas mãos. A Sra. Koyama afirmava que esta sensação se produz porque a energia Reiki penetra uma parte do corpo que tem carga negativa. Se não for possível tocar a parte do corpo, coloque as mãos ligeiramente acima.

Pode ser que a arte de sentir o Byosen tenha sido abolida por Takata, porque isso implica em fazer um diagnóstico e isso não é permitido em muitos países. Um praticante não licenciado pode vir a ter sérios problemas. Se você chegar a um diagnóstico, mantenha-o para si ou comunique de forma discreta. Peça ao paciente que assine um termo de compromisso de que está se tratando por livre e espontânea vontade e se responsabiliza pelos resultados alcançados. Se achar que seu paciente está gravemente doente, sugira que ele consulte um médico, mas cuidado com a maneira como dirá isto. Quando se trata doenças graves, o Byosen pode ser sentido durante todo o tratamento, Suas mãos não precisam se mover. Permaneça com elas onde sente o Byosen e volte à mesma área quando for ver o cliente de novo.
 

  

Joshin Kokyuu-Ho - A técnica respiratória

A expressão japonesa Joshin Kokyuu-Ho significa "exercício respiratório para purificar o espírito".

 

Ela potencializa sua energia e permite absorver conscientemente a energia cósmica e a armazená-la em seu "tanden" (esse ponto fica de dois a três dedos abaixo do umbigo), para depois deixá-la fluir por seus dedos.

 

Se tiver dificuldade em localizar o tanden, tente achá-lo fazendo o seguinte exercício:

 

- Mantenha-se de pé, relaxado, separando os pés a uma distância igual à largura dos seus ombros.

 

- Respire profundamente algumas vezes.

 

- Solte todas as tensões do corpo e pense em algo muito agradável.

 

- Abra levemente a boca.

 

- Ao inspirar, coloque a língua sobre o palato. Aspire pelo nariz e expire pela boca, deixando a língua cair de forma natural sobre a base da boca.

 

- Flexione os joelhos lentamente, enquanto dirige sua atenção ao baixo ventre. Faça isso bem devagar.

 

- De repente você terá consciência de um ponto em seu baixo ventre, a aproximadamente dois ou três dedos abaixo do seu umbigo. É aí que está situada sua energia vital. É o centro do seu ser.

 

- Comece agora com a técnica respiratória descrita abaixo.

 

- Pode ser de grande ajuda colocar as mãos sobre o seu baixo ventre e respirar em direção ao local que está tocando.

 

O processo da técnica é o seguinte:

 

Inspire o ar pelo nariz imaginando que a energia Reiki está entrando pelo seu chakra coronário. Transporte a energia para baixo até o tanden. Quando o ar chegar ao tanden, mantenha-o aí por alguns segundos sem se esforçar em demasia. Encontre seu próprio ritmo. Visualize como esse ar se expande e penetra todo o seu corpo. Expire pela boca e imagine que a energia sai do seu corpo através das pontas dos seus dedos e dos chakras das mãos, como também pelas pontas dos dedos e dos chakras dos pés.

 

Esta técnica aumenta sua energia Reiki e ajuda a sentir-se como um canal puro de transmissão de energia.

  

Kenyoku - Banho Seco

A palavra japonesa kenyoku significa "banho seco".

 

O kenyoku serve para purificar o corpo e a alma, diferentemente do método japonês tradicional de banhar-se em água fria com este fim. Ele fortalece sua energia e ajuda a distanciar-se do cliente, de situações, pensamentos e emoções. Coloca você no momento presente e o separa do passado.

 

Há três versões para se usar o Kenyoku: A primeira é a que era ensinada pelo Usui Sensei.

 

- Coloque sua mão direita sobre o lado esquerdo do seu tórax na altura da clavícula. Passe a mão suavemente sobre seu peito até o lado direito do seu quadril. Repita o mesmo com a mão esquerda, começando do lado direito do seu tórax sobre a clavícula. Passe a mão suavemente em direção ao lado esquerdo do seu quadril. Repita este movimento mais uma vez com a mão direita.

 

- Agora, passe a mão direita suavemente a partir do punho esquerdo pela palma da mão até a ponta dos dedos. Passe agora a mão esquerda suavemente a partir do punho direito pela palma da mão até a ponta dos dedos. (Algumas escolas de Reiki recomendam repetir este movimento mais uma vez com a mão direita).

 

A segunda versão é amplamente difundida hoje.

 

- Coloque sua mão direita sobre o lado esquerdo do seu tórax na altura da clavícula. Passe a mão suavemente sobre seu peito até o lado direito do seu quadril. Repita o mesmo com a mão esquerda, começando do lado direito do seu tórax sobre a clavícula. Passe a mão suavemente em direção ao lado esquerdo do seu quadril. Repita este movimento mais uma vez com a mão direita.

 

- Coloque agora sua mão direita sobre o ombro esquerdo e passe a mão suavemente sobre o lado externo do braço esquerdo e o lado externo da mão até a ponta dos dedos. Repita o mesmo movimento com a mão esquerda colocando-a sobre a clavícula e passe-a suavemente pelo lado externo do braço direito e o lado externo da mão até a ponta dos dedos. (Algumas escolas de Reiki sugerem repetir mais uma vez este movimento com a mão direita).

 

A terceira versão.

 

- Coloque sua mão direita sobre o lado esquerdo do seu tórax na altura da clavícula. Passe a mão suavemente sobre seu peito até o lado direito do seu quadril. Repita o mesmo com a mão esquerda, começando do lado direito do seu tórax sobre a clavícula. Passe a mão suavemente em direção ao lado esquerdo do seu quadril. Repita este movimento mais uma vez com a mão direita.

 

- Coloque agora sua mão direita sobre o ombro esquerdo e passe-a suavemente sobre o lado interno do seu braço esquerdo e da palma da mão até as pontas dos dedos. Repita este movimento com a mão esquerda no lado interno do braço direito e da palma da mão até a ponta dos dedos. (Algumas escolas de Reiki sugerem repetir mais uma vez este movimento com a mão direita).

 

Esta técnica pode ser concluída com a posição Gassho. Adote isto se lhe fizer bem.

 

Se não estiver em condições de fazer estes movimentos em seu corpo, faça-os mentalmente. Experimente todas para descobrir com qual delas se sentirá melhor.

  

Kenyoku - Banho Seco

A palavra japonesa kenyoku significa "banho seco".

 

O kenyoku serve para purificar o corpo e a alma, diferentemente do método japonês tradicional de banhar-se em água fria com este fim. Ele fortalece sua energia e ajuda a distanciar-se do cliente, de situações, pensamentos e emoções. Coloca você no momento presente e o separa do passado.

 

Há três versões para se usar o Kenyoku: A primeira é a que era ensinada pelo Usui Sensei.

 

- Coloque sua mão direita sobre o lado esquerdo do seu tórax na altura da clavícula. Passe a mão suavemente sobre seu peito até o lado direito do seu quadril. Repita o mesmo com a mão esquerda, começando do lado direito do seu tórax sobre a clavícula. Passe a mão suavemente em direção ao lado esquerdo do seu quadril. Repita este movimento mais uma vez com a mão direita.

 

- Agora, passe a mão direita suavemente a partir do punho esquerdo pela palma da mão até a ponta dos dedos. Passe agora a mão esquerda suavemente a partir do punho direito pela palma da mão até a ponta dos dedos. (Algumas escolas de Reiki recomendam repetir este movimento mais uma vez com a mão direita).

 

A segunda versão é amplamente difundida hoje.

 

- Coloque sua mão direita sobre o lado esquerdo do seu tórax na altura da clavícula. Passe a mão suavemente sobre seu peito até o lado direito do seu quadril. Repita o mesmo com a mão esquerda, começando do lado direito do seu tórax sobre a clavícula. Passe a mão suavemente em direção ao lado esquerdo do seu quadril. Repita este movimento mais uma vez com a mão direita.

 

- Coloque agora sua mão direita sobre o ombro esquerdo e passe a mão suavemente sobre o lado externo do braço esquerdo e o lado externo da mão até a ponta dos dedos. Repita o mesmo movimento com a mão esquerda colocando-a sobre a clavícula e passe-a suavemente pelo lado externo do braço direito e o lado externo da mão até a ponta dos dedos. (Algumas escolas de Reiki sugerem repetir mais uma vez este movimento com a mão direita).

 

A terceira versão.

 

- Coloque sua mão direita sobre o lado esquerdo do seu tórax na altura da clavícula. Passe a mão suavemente sobre seu peito até o lado direito do seu quadril. Repita o mesmo com a mão esquerda, começando do lado direito do seu tórax sobre a clavícula. Passe a mão suavemente em direção ao lado esquerdo do seu quadril. Repita este movimento mais uma vez com a mão direita.

 

- Coloque agora sua mão direita sobre o ombro esquerdo e passe-a suavemente sobre o lado interno do seu braço esquerdo e da palma da mão até as pontas dos dedos. Repita este movimento com a mão esquerda no lado interno do braço direito e da palma da mão até a ponta dos dedos. (Algumas escolas de Reiki sugerem repetir mais uma vez este movimento com a mão direita).

 

Esta técnica pode ser concluída com a posição Gassho. Adote isto se lhe fizer bem.

 

Se não estiver em condições de fazer estes movimentos em seu corpo, faça-os mentalmente. Experimente todas para descobrir com qual delas se sentirá melhor.


 

 

Gassho Meiso - (Meditação Gassho)

Junte suas mãos em frente do seu coração. Recomenda-se sustentar as mãos de tal maneira que o ar expirado pelo nariz roce suavemente a ponta dos dedos. Esta é a altura preferencial para sustentar as mãos.


Feche os olhos e sente-se de forma relaxada em uma cadeira ou no chão. A coluna deve estar o mais ereto possível, mas pode ser apoiada. Durante a meditação, aspire pelo nariz e expire pela boca, contudo, deixe que sua respiração entre por si só em seu corpo. Não tente regulá-la. Procure respirar profundamente levando o ar até o abdome. Se não souber como fazê-lo, coloque sua mão sobre o ventre e respire levando o ar até o ponto que está sendo tocado. Mais adiante será mostrada outra técnica (Joshin Kokyu-Ho) que o ajudará a praticar a respiração com o abdome.


Se quiser manter os olhos abertos, não se concentre em nenhum ponto determinado e não pisque, para que pensamentos vários não ocupem sua mente. Quem não pisca, não pensa.

 

O objetivo da meditação Gassho é potencializar a energia do praticante e levá-lo a um estado espiritual meditativo. Ela deve ser praticada todos os dias pela manhã ou à noite, com duração de 20 a 30 minutos. A forma dessa meditação é bem simples: concentre sua atenção na ponta dos seus dedos médios e esqueça todos os outros.

 

Há algumas razões para isto. Do ponto de vista da ciência da meditação, quando juntamos as mãos, se encontram o sol (mão direita), a lua (mão esquerda) e todos os outros elementos: o polegar é o vazio, o indicador é o ar, o médio é o fogo, o anular é a água e o mínimo é a terra. Dessa forma se fecha o círculo. Quando dirigimos nossa atenção aos dedos médios, acentua-se o aspecto "fogo" da meditação; o consciente queima, assim, os elementos inconscientes.

  

Newsletter

Assinar

Recebe nossas Novidades

Copyright © 2008 - 2014- reikimawashi.com -Todos direitos reservados.