intro_usui

A palavra "tradição" pode ser definida de várias maneiras:

- transmissão de elementos de uma cultura de geração a geração, especialmente de maneira oral

- modelo de pensamento ou de conduta seguido por um povo de geração em geração, um uso ou um costume

- diferentes usos ou costumes que são considerados como uma unidade de casos precedentes que influem sobre o presente: tradições familiares em relação à vestimenta e à conduta que devem ser cultivadas.

- preceitos religiosos não escritos e um ou vários usos antigos

A palavra “tradição” é de origem latina. “Traditus” é particípio passado do verbo “tradere”, cujo significado é “legar”, “confiar”.

Fala-se de “tradição Reiki”, “Reiki tradicional”, “seguindo a tradição do Usui Sensei”, etc. Porém, lamentavelmente, no mundo ocidental sabe-se quase nada sobre a tradição do verdadeiro Reiki. Os quase trinta anos de tradição Reiki no Ocidente se baseiam no que Hawayo Takata ensinou sobre ele. Tradição é algo que muitas pessoas transmitem, não apenas uma. Dessa forma ficaria fácil investigar como uma tradição foi transferida.

No que diz respeito ao Reiki Ocidental, até bem pouco tempo atrás era difícil saber o que ocorreu entre Usui Sensei e Hayashi Sensei e entre este e Hawayo Takata, porque se imaginava que as testemunhas daquela época já não viviam mais. Alguns autores comentam em seus livros que  Hayashi Sensei foi considerado "persona non grata" na Usui Reiki Ryoho Gakkai, porque teria dado as costas para a associação e criado seu próprio método de Reiki. 

Depois que se separaram os caminhos do Reiki no Oriente e no Ocidente, do começo dos anos quarenta até a metade dos anos oitenta, ocorreu algo curioso: aos alunos ocidentais foi dito que no Japão já não existia nenhum seguidor de Reiki. Foi-lhes dito também que Hawayo Takata teria sido a única mestra praticante de Reiki em todo o mundo e que todos os seguidores de Reiki haviam morrido durante a segunda guerra. Realmente poderia ter sido verdade que todos os seguidores de Reiki houvessem morrido durante a guerra, já que cidades inteiras foram arrasadas naqueles tempos, porém a realidade é que o Reiki japonês, o verdadeiro Usui Reiki Ryoho, sobrevive até hoje.

A prova disto foi a descoberta, que podemos considerar recente porque na cronologia do Reiki se deu há menos de oito anos, de uma pessoa que viveu naquele tempo e, tanto quanto a Sra. Takata, foi aluna direta do Hayashi Sensei. Essa pessoa era a Sra. Chiyoko Yamaguchi, falecida em 2003, e cujo filho, Tadao Yamaguchi, fundou o Jikiden Reiki Kenkyukai (Instituto de Ensino Direto do Reiki).

Em seu livro, "LIGHTS ON THE ORIGINS OF REIKI", publicado pela Lotus Press Shangri-La, Tadao relata que Sensei Usui deu a Hayashi Sensei o grau de Shihan em 1925 e, pelo fato do Hayashi Sensei ser médico, o teria incentivado a desenvolver seus estudos de Reiki de modo a ensinar a técnica ao maior número possível de pessoas, o que não era factível através da Gakkai, uma associação fechada. Além disso, Sensei Hayashi não concordava com o regime quase militar implantado na Gakkai pelo Sr. Ushida, primeiro presidente após a morte do Sensei Usui em 1926.

Em razão disso Hayashi Sensei teria fundado sua própria associação chamada Hayashi Reiki Kenkyukai e, pelo fato de ser médico e conhecer profundamente anatomia, criou seu plano de cura, um pouco diferente do plano de cura do Sensei Usui. Isto não significa que ele criou um método de aplicar Reiki diferente do que Sensei Usui ensinou e chamou de Usui Reiki Ryoho

 

Newsletter

Assinar

Recebe nossas Novidades

Copyright © 2008 - 2014- reikimawashi.com -Todos direitos reservados.