gokai kanji_r1_c1

 No Reiki original do Usui Sensei, o GOKAI era considerado extremamente importante. É um Kotodama.


Tradicionalmente os praticantes de Reiki os consideravam como sua filosofia de vida. Eles os cantavam uma vez pela manhã e outra à noite junto com os poemas do Imperador Meiji. Esta

prática distiguia os praticantes de Reiki diferentes de outros curadores.


Usui Sensei notou que pessoas que tinham superado suas doenças com tratamentos de Reiki retornavam com outros problemas de saúde. Ele percebeu que se as pessoas quisessem ficar completamente curadas elas precisariam olhar para seus problemas psicológicos juntamente com seus problemas físicos. Ele então adotou os cinco princípios para que elas seguissem.


A introdução dos cinco princípios diz: "O método secreto pra obter felicidade - a medicina espiritual para todas as doenças". É recomendado que os praticantes de Reiki cantem as seguintes palavras com as mãos na posição Gassho (mãos postas em oração) todas as manhãs e à noite. 

 

 

Kyo dake wa >> Apenas hoje
Ikaru na >> Não sinta raiva
Shin pai suna >>

Não se preocupe

Kan sha shi te >> Seja grato
Gyo-o hage me >>

Trabalhe duro

Hito ni shin setsu ni >>

Seja gentil com os outros

 

Para essa prática, cante as palavras abaixo três vezes:

 

 

Embora curtos, estes princípios têm um profundo significado.


Kyo dake wa (Apenas hoje)


Muitos chefes de várias religiões tendem a restringir o pensamento das pessoas e torná-las inflexíveis, entretanto, qualquer um tem o direito de viver bem "apenas hoje". O caminho para isso é possível mantendo a mente livre agora porque o futuro ainda está aberto.


A vida é um acúmulo de dias e cada dia é tão importante quanto o anterior ou o seguinte. "Eu não estou seguro sobre minha felicidade amanhã, mas eu vou seguir o Gokai apenas hoje, nesse momento presente". Isto ensina quão importante é não ser apanhado de surpresa pelo ontem e não ficar ansioso sobre o amanhã, mas viver o momento e respeitar o "agora".


"Kyo dake wa" é seguido pelos cinco princípios.


1º princípio - "Ika ru na" (Não sinta raiva)


A raiva fere você e os outros. Há muitas histórias em que uma explosão de raiva deixou a pessoa numa vida miserável. A raiva vem de muitas coisas e mesmo quando parece justa há freqüentemente lá no fundo motivos egoístas envolvidos. Quando a raiva bate à sua porta, a maneira mais sensata de lidar com ela é reconhecê-la, observá-la e, ao fazer isso, deixá-la ir para sempre. Uma vez que você pára de se identificar com a emoção, o fogo apaga. Conscientize-se do seu ego e tente deixá-lo ir.Mesmo pessoas centradas são apanhadas pelo rancor e pelo ódio e conseguem apenas destruir a si próprias. Uma raiva muito grande pode ser suavizada com Reiki. É possível obter um equilíbrio mental e emocional dessa maneira.


2º princípio - "Shin pai suna" (Não se preocupe)


Nós nos preocupamos em que as coisas possam acontecer diferentemente daquilo que esperávamos, levando em conta apenas as nossas próprias vantagens. A fonte da preocupação é o medo daquela coisa, da qual sempre podemos estar certos: mudança. Uma vez que você acredita no Universo, deixando que ele cuide das coisas com sua intervenção universal e vivendo sua vida tão bem quanto possa, você será capaz de viver na paz interior sem nada que o preocupe. Entretanto é difícil descartar inteiramente o instinto inato da sensação de ansiedade. No mínimo tente parar o círculo vicioso de preocupar-se com coisas preocupantes. Se você tem alguma coisa aborrecendo você, libere sua tensão e deixe que ela vá para o Universo.


3º princípio - "Kan sha shite" (Seja grato)


O Universo dá a cada um de nós o presente da vida - sem o oxigênio da natureza não seria possível sobreviver. Uma vez que você comece a apreciar a grandeza das bençãos que a natureza nos dá, você será genuinamente preenchido com pura alegria. A mente fica nublada com a insatisfação, quando você esquece como é abençoado e torna-o infeliz com aquilo que você tem. Praticar Reiki o nutrirá com gratidão para que, mesmo que você enfrente dificuldades, possa olhá-las como possibilidades e superá-las. O que chamamos de "bom e mau" faz parte de tudo na vida e não há nada que temer. Nossa tendência é olhar para a nossa vida, e para a dos outros, de uma perspectiva muito estreita, sem conhecer o todo, sem confiar e sem festejar o momento, seja lá o que ele esteja a nos oferecer. Vamos tentar!


4º princípio - "Gyo-o hageme" (Trabalhe duro)


Esse princípio não sugere que você faça algum trabalho doze horas por dia. O termo "trabalho duro" refere-se a trabalhar em nós mesmos, devotando nosso tempo ao crescimento espiritual. Gyo (dever) significa não apenas o seu trabalho, mas todas as suas obrigações, responsabilidades e sua missão nessa vida. As pessoas podem progredir espiritualmente através dos seus deveres. Alguns vivem reclusos para alcançar esse objetivo, mas muitos aprendem lições valiosas e crescem através do trabalho e da vida diária. Isso ensina você a fazer o que tiver que fazer e da melhor forma que puder.


5º princípio - "Hito ni shin setsu ni" (Seja gentil com os outros)


Quando você ajuda outros eles se tornam dispostos a ajudar outras pessoas também. Bondade é infecciosa. Pessoas começam a ajudar umas as outras e, como resultado, o mundo se torna um lugar muito melhor para viver. Mesmo que a pessoa ajudada não mostre alegria, a onda de bondade voltará para você e você se sentirá recompensado. Ajudando outros sem esperar qualquer recompensa deles trará felicidade a você. Para aqueles que aprenderam a trabalhar com Reiki, dar Reiki a outros será o melhor caminho para realizar essa idéia.


Viver de acordo com esses cinco princípios fará você e os outros felizes e saudáveis.


Usui Sensei apresentava-se como "Shin-Shin Kaizen Usui Reiki Ryo-ho Choso Usui Mikao" (Mikao Usui, fundador do Método de Tratamento para a Melhoria do Corpo e da Mente). A partir disso podemos dizer que ele via o ser humano como uma unificaçãodo corpo e da mente. Este é um conceito novo que é bem entendido hoje como ideal da medicina holística, que enxerga o ser humano como um todo.. Usui Sensei era bem consciente do fato que curar apenas o corpo físico não era suficiente e mudar o pensamento das pessoas era também necessário. Os cinco proncípios foram considerados importantes para manter a saúde psicológica.

Newsletter

Assinar

Recebe nossas Novidades

Copyright © 2008 - 2014- reikimawashi.com -Todos direitos reservados.